Vamos aprender a como fazer uma oferenda para exu e pombagira para fazer nossos pedidos.
AGRADO PARA EXU ABRIR SEUS CAMINHOS
Padê de dendê (farinha de mandioca misturado com azeite de dendê, sempre misture com a mão esquerda) + 1 cebola grande + 1 bife sem pele e sem gordura + 1 charuto + 1 caixa de fósforos + 1 garrafa de aguardente + 7 pimentas vermelhas + 1 vela branca.
Faça o padê sempre mentalizando seu pedido e coloque num alguidar.
Corte a cebola em rodelas e refogue ligeiramente no dendê, faça o mesmo com o bife (espere o dendê esquentar e coloque o bife e vire-o rapidamente). Cubra o padê com as rodelas de cebola e no centro coloque o bife, enfeite com rodelas de cebola crua e as sete pimentas. Ofereça ao seu Exu de fé fazendo seus pedidos, coloque um pouco de cachaça no chão em volta do alguidar e deixe o restante na garrafa, acenda o charuto e arrume-o na borda do alguidar, acenda a vela e saia sem olhar para trás.
Este agrado pode ser colocado numa encruzilhada aberta, num campo limpo ou em casa no caso de quem tem casa de Exu ou no quintal próximo ao portão do lado esquerdo de quem entra, nunca dentro de casa.
AGRADO PARA “ADOÇAR” POMBAGIRA
Faça um padê de bombom (farinha de mandioca misturado com 7 bombons tipo sonho de valsa ralados), enfeite com 3 bombons e uma rosa (cor de sua preferência) sem o cabo no meio do padê. Abra uma sidra coloque numa taça, derrame um pouco no chão, acenda um cigarro e arrume na borda do alguidar ou num cinzeiro, acenda uma vela branca, faça seus pedidos e/ou agradecimentos e saia sem olhar para trás. Este agrado pode ser colocado numa encruzilhada aberta, num campo limpo ou em casa no caso de quem tem casa de Exu ou no quintal próximo ao portão do lado esquerdo de quem entra, nunca dentro de casa.